sábado, 6 de abril de 2013



TRABALHANDO A RECICLAGEM:     

       Reciclar significa transformar objetos materiais usados em novos produtos para o consumo. Esta necessidade  foi despertada pelos seres humanos, a partir do momento em que se verificou os benefícios que este procedimento trás para o planeta Terra.
      O Brasil é um dos países que mais recicla no mundo inteiro, é isso mesmo, são toneladas e mais toneladas de lixo que são reciclados todos os anos. Porém, muita gente continua desperdiçando lixo, o que conseqüentemente prejudica o nosso meio ambiente .
     Para quem não sabe, a grande maioria dos produtos que nos utilizamos são retirados do meio ambiente. Isso significa que quanto mais usarmos, mais a natureza será destruída para satisfazer o nosso conforto. Por isso que a RECICLAGEM  é importantíssima, pois quando reciclamos, impedimos que outros recursos naturais sejam utilizados, preservando assim o meio ambiente.




      SUGESTÃO DE ATIVIDADE:

          Professores podem por meio de um texto (segue o exemplo abaixo) ou de uma explanação oral, explicar o que é a coleta seletiva de lixo e a reciclagem, quais são os processos que envolvem a coleta seletiva, como ela deve ser feita, ou ainda, solicitar que os alunos, em duplas, pesquisem na internet sobre o tema, questionando-os sobre: 


  • O que é reciclagem?
  • Como reciclar?
  • O que é Coleta Seletiva e como é feita?


RECICLAGEM E COLETA SELETIVA

        O QUE É RECICLAGEM?

            Reciclagem é um conjunto de técnicas que tem por finalidade aproveitar os detritos e reutilizá-los no ciclo de produção de que saíram. É o resultado de uma série de atividades, pela qual materiais que se tornariam lixo, ou estão no lixo, são desviados, coletados, separados e processados para serem usados como matéria-prima na manufatura de novos produtos.  
       COMO RECICLAR?

        Com a colaboração do consumidor, podemos facilitar ainda mais o processo de reciclagem.A reciclagem do material é muito importante, não apenas para diminuir o acúmulo de dejetos, como também para poupar a natureza da extração inesgotável de recursos.

       O QUE É COLETA SELETIVA?

           É um sistema de recolhimento de materiais recicláveis, tais como papéis, plásticos, vidros, metais e orgânicos, previamente separados na fonte geradora. Estes materiais são vendidos às indústrias recicladoras ou aos sucateiros. As quatro principais modalidades de coleta seletiva são: domiciliar, em postos de entrega voluntária, em postos de troca e por catadores. A coleta seletiva domiciliar assemelha-se ao procedimento clássico de coleta normal de lixo. Porém, os veículos coletores percorrem as residências em dias e horários específicos que não coincidam com a coleta normal.

Veja como fazer a coleta seletiva e dar a sua parcela de contribuição na preservação do meio ambiente. Para uma coleta de maneira ideal, separe os resíduos em não-recicláveis e recicláveis, conforme o quadro a seguir:

Azul - Papel
Amarelo - Metal
Verde - Vidro
Marrom/metal - Orgânico
Vermelho - Plástico
• Preto - Madeira
  Cinza- Resíduos gerais




JOGO DA RECICLAGEM:



http://iguinho.ig.com.br/jogo-reciclagem.html


http://jogueaki.ig.com.br/jogos-online.php?jogo=go-recycle

              
http://www.meninasjogando.com.br/variados/polly-na-reciclagem-1292.html

http://www.njogos.pt/recycle.html


http://jogos360.uol.com.br/eco_challenge.html