quinta-feira, 25 de abril de 2013


             





PARA ONDE VAI O LIXO?
Quando o caminhão de lixo passa na sua casa e recolhe os sacos, ele tem um destino certo: os aterros sanitários. Mas antigamente, o lixo não era tratado, e era jogado sem nenhum dó nos rios e em terrenos baldios. Para resolver esse problema, foram criadas algumas maneiras para tratar o lixo:
O aterro sanitário, o famoso lixão, é um buracão forrado com lonas de plástico. Depois de jogar o lixo, a área é recoberta com uma camadinha de terra para evitar a festa de moscas, ratos e urubus. Os gases e o chorume (aquele líquido preto e fedido que escorre do lixo) são coletados e tratados para não contaminar os lençóis freáticos (as águas subterrâneas).
O problema é que esses terrenos estão se esgotando em muitas cidades no mundo. Não tem terra que chegue para tanto lixo!
A compostagem transforma lixo orgânico em adubo, através de processos meio complicados, mas muito eficientes. E você também pode fazer compostagem em casa. Você já viu sua mãe colocar cascas de ovo nas plantinhas? É porque as casquinhas se decompõem com a ajuda de fungos e bactérias e viram um ótimo adubo. Assim, a terra fica mais fofinha, retém mais água e favorece o crescimento das plantas.
A incineração já não é tão legal, porque polui demais o ar. É um jeito bom de dar fim aos resíduos perigosos, como o lixo hospitalar, alimentos estragados e remédios vencidos. Mas para fazer isso é preciso controlar rigorosamente os gases superpoluentes liberados.
 




O QUE EU POSSO RECICLAR?

A RECICLAGEM COMEÇA EM CASA!

Sua mãe costuma jogar restos de comida e latinhas de refrigerante no mesmo lixo? Pois dê uma bronca nela! Isso porque o processo de reciclagem começa em casa, separando o lixo doméstico dos materiais recicláceis, como o papel, o plástico, o metal e o vidro.

VOCÊ CONHECE OS 3 Rs ?

Reduzir, Reutilizar e Reciclar são as palavras-chave para quem quer ser um defensor do meio ambiente!

Esse número varia bastante, mas, em média, cada pessoa produz 180 quilos de lixo em um ano. Imagine quanto desperdício rola solto por aí... Você pode reduzir bastante esse número com algumas atitudes simples no seu dia a dia:
 
- a gula é um pecado, viu! Portanto, coloque no prato só o que irá comer!

- fale para sua mãe comprar produtos com embalagens retornáveis, que são reaproveitadas.

- aproveite os dois lados da folha de papel: um texto que você imprimiu e saiu errado pode virar um belo rascunho.

- sabe aquelas roupas, brinquedos, livros, e tantas outras coisas que você não usa mais e ficam lá encalhadas? Elas podem ser bastante úteis para pessoas carentes, sabia? E então, o que você está esperando? Vá fazer uma faxina geral no seu armário e doe tanto quanto puder!

- aproveite garrafas e outras embalagens para fazer brinquedos, guardar alimentos, etc...

- aquela sacolinha do supermercado pode virar um ótimo saquinho de lixo.

A reciclagem completa o ciclo dos "erres". O planeta fica com um sorriso de lado a lado ao ver o montão de lixo diminuir!



RESPONDA AS QUESTÕES:

1-Você acha correto jogar lixo nos terrenos baldios e nos rios? Por quê?

2-O que pode aparecer nos terrenos em que se joga lixo? Por quê?

3-O que acontece com os rios quando jogam lixo dentro dele?

4-O que devemos fazer com o lixo em nossa casa? Por quê?

5-O que podemos fazer com os materiais recicláveis?

6-Cite alguns brinquedos que podemos confeccionar com esses materiais?








4 comentários:

  1. Gurias!!!
    Parabéns pela iniciativa, adorei o blog, pois envolve os alunos em atividades on-line, despertando o interesse e atenção pelo temática abordada.
    Prof. Márcia

    ResponderExcluir
  2. Show de bola Profs...
    Parabéns pelo trabalho é de grande valor para todos nós que lutamos a favor de um mundo mais humano e justo e para que isso ocorra desde cedo devemos orientar nossos pequenos, pois serão o FUTURO de amanhã.
    Com carinho do amigo Professor Nasário.

    ResponderExcluir
  3. Nos achamos muito influeciavel para a aprender a reciclar materiais que eram de nossa utilidade antes agora podemos usa-los novamente de uma forma reciclavel e pratica.

    ResponderExcluir
  4. Esse Blog foi muito bem feito e original, gostei dos jogos e das explicações. Um abraço dos alunos do 7º ano A Charles e Cassiano.

    ResponderExcluir